sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Aspecto do tráfico de escravos de Angola para o Brasil século XVII:
                                        Prolegômenos do inferno
    O tráfico de escravos para o Brasil refere-se ao período da história em que houve uma migração forçada de Africanos para o Brasil. Portugueses, brasileiros e mais tarde holandeses dominaram um comércio que envolveu a movimentação de milhares de pessoas.O comércio de escravos estava solidamente implantado no continente africano e existiu durante milhares de anos.
   Os portugueses começaram o seu contacto com os mercados de escravos africanos para resgatar cativos civis e militares desde o tempo da Reconquista. Nesta época o Alfaqueque era a pessoa que tinha por missão tratar do resgate de cativos. Quando Catarina de Áustria,autoriza o tráfico de escravos para o Brasil o comércio de escravos oriundos da África, que antes era dominado pelos africanos, passa a ser também dominado por europeus. O tráfico de escravos para o Brasil não era exclusivo de comerciantes brancos europeus e brasileiros, mas era uma atividade em que os pumbeiros, que eram mestiços, negros livres e também ex-escravos,não só se dedicavam ao tráfico de escravos como controlavam o comércio costeiro,no caso de Angola,também parte do comércio interior
Os colonos encontraram grandes dificuldades no recrutamento da mão de obra e na falta de capitais para financiar a montagem dos engenhos de açúcar.As várias epidemias que, a partir de 1560, dizimavam os escravos índios em proporções alarmantes originou a que Coroa portuguesa fizesse leis que proibiam de forma parcial a escravatura de índios isto é,proibiam a escravização dos índios convertidos e só permitiam a captura de escravos através de guerra justa contra os índios que combatessem ou devorassem os Portugueses, ou os Índios aliados, ou os escravos; esta guerra justa deveria ser decretada pelo soberano ou pelo Governador.
Quanto os holandeses começaram ocupar as regiões produtoras de açúcar no Brasil e para suprir a falta de mão de obra escrava, em 1638 lançam-se na conquista do entreposto português de São Jorge da Mina e em 1641 organizam a invasão de Angola.
Argumenta-se que a sobrevivência das primeiras engenhocas,o plantio de cana-de-açúcar, do algodão,do café e do fumo foram os elementos decisivos para que a metrópole enviasse para o Brasil os primeiros escravos africanos, vindos de diversas partes da África, trazendo consigo, seus hábitos, costumes, música, dança, culinária, língua, mitos, ritos e a religião, que se infiltrou no povo, formando, ao lado da religião católica, as duas maiores religiões do Brasil.
Quando os portugueses chegaram a África, encontraram um mercado africano de escravos largamente implementado e bastante extenso.Os africanos eram escravizados por diversos motivos antes de serem adquiridos.
Ainda quando estavam em África, a taxa de mortalidade dos africanos no percurso que faziam desde o local em que eram capturados até ao litoral onde eram vendidos ou embarcados estima-se em quarenta por cento. Durante a travessia do Atlântico, a taxa de mortalidade era menor, situando-se em cerca de quinze por cento, mas com maior ou menor incidência dependendo das epidemias e das condições existentes em cada navio.



Conclusão:
No texto o autor relata que no século XVI, as pessoas escravizadas já correspondiam a 6% do total da população, mas que para isso acontecesse os mouros no século XV foram sendo substituídos pelos negros africanos.
Por conta dos interesses dos missionários e as iniciativas legislativas da coroa constituíram obstáculos suplementares e nem sempre despiciendos foi tendo redução dos autóctones ao cativeiro, por isso decidiu favorecer o recurso sistemático a importância de negros africanos, por serem também, uma fonte maior de rendimento pois possuíam condições físicas e psicológicas para o trabalho duro principalmente no engenho e na mineração sendo assim o século XVII se tornaria a maior fonte da América Portuguesa.
Com esse fornecimento de escravos por toda parte João De Almeida Rios em 1965 declara interesse em resgatar os negros e os levaria para o Brasil.O resgate dos escravos exigiam muitos esforços alem de uma reserva mínima determinada a manutenção e da fazenda para o resgate.