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Chapéu
Azul - Esta tela foi realizada depois de Tarsila frequentar o ateliê
de Emile Renard. As telas dessa época possuem uma grande suavidade e uma
atmosfera lírica. |
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Auto-retrato ou Manteau Rouge - Em Paris,
Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa
capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além
de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era
marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou
este maravilhoso auto-retrato. |
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A Negra - Esta tela foi pintada por Tarsila
em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou
tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava
de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo
da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura
de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila,
pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas
de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças. |
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EFCB (Estação de Ferro Central do Brasil) -
Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista.
Foi então que Tarsila começou a pintura intitulada Pau-Brasil, com temas
e cores bem brasileiros. Esta tela foi pintada para participar da exposição-conferência
sobre modernismo do poeta Blaise Cendrars realizada em São Paulo, em junho
de 1924. |
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Carnaval em Madureira - Tarsila veio de
Paris e passou o carnaval de 1924 no Rio de Janeiro. É curioso ver que
ela colocou a famosa Torre Eiffel no meio da favela carioca. |
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A Cuca - Tarsila pintou este quadro no começo
de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros
"bem brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do
mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é também
considerado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi doado
por ela ao Museu de Grenoble na França. |
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O Pescador - Este quadro tem um colorido
excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em
meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi
exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.
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Religião Brasileira - Certa vez Tarsila
chegou de viagem da Europa, desembarcou no porto de Santos e foi comprar
doces caseiros em uma casinha bem simples de pescadores. Ao entrar observou
um pequeno altar com vários santinhos, enfeitados por vasinhos e flores
de papel crepom. Achou aquilo tão pitoresco e pintou esta maravilhosa
tela. |
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Manacá - Linda tela, com um colorido forte.
Esta flor é representada por Tarsila de uma maneira particular, bem típica
da obra dela. |
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Abaporu - Este é o quadro mais importante
já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente
para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela,
assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando
aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional.
Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o
quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto
Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir"
a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento,
apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou
uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar
a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela
mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000.
Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini. |
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O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica,
com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou
a tela e permaneceu com ela por muitos anos.
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O Ovo ou Urutu - Nesta tela temos símbolos muito
importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem
um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento
de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence
ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida
em grandes exposições. |
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A Lua - Este quadro era o preferido de Oswald
de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até
sua morte (mesmo já separado de Tarsila). |
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Cartão Postal - Vemos a lindíssima cidade
do Rio de Janeiro nesta tela, que é o maior Cartão Postal do Brasil. O
macaco é um bicho Antropofágico de Tarsila que compõe a tela. |
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Antropofagia - Nesta tela temos a junção do
"Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original.
Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila e o colecionador
Eduardo Costantini, dono do "Abaporu", está muito interessado no quadro
e já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais
donos). |
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Fonte: http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm |
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